Bio2022-07-15T10:06:53+02:00

Aisha jambo, atriz carioca, produtora, multiartista, libriana, mãe, bacharel em dança pela UFRJ. Com experiência em tv, cinema e teatro, vem atuando em grandes sucessos da dramaturgia brasileira desde 1999, desenvolvendo um caminho próprio e com presença marcante nos diversos projetos que integra. 

Incentivadora do cabelo afro na TV, Aisha impactou o grande público com seu cabelo comprido, volumoso e cheio de personalidade.

Filha dos músicos Vanja Ferreira (harpista) e Jolt Telek (multi-instrumentista e compositor) iniciou os estudos artísticos aos 12 anos fazendo aulas de violão e flauta com seu pai, circo com o grupo Intrépida Trupe e violino no Conservatório de Música. Estreou em 1999 como uma das Bacantes no filme Orfeu do Carnaval de Cacá Diegues e no espetáculo Café Satie: Memórias de um Amnésico, de Stela Miranda. Em 2000, foi convidada para fazer parte do elenco de Malhação, seu primeiro trabalho em televisão. 

No Streaming está filmando a série A Divisão produzida pelo Afroreggae e A Fábrica e direção de André Lipe Binder, 2022.

Na TV protagonizou a série Natália, dirigida por André Pellenz, produzida pela Academia de Filmes e exibida pela TV Brasil, Sony e Globo Internacional.

Pela TV Record atuou nos grandes sucessos Os Dez Mandamentos, com a personagem Radina, e O Rico e Lazaro, como Gadise.  

Pela Rede Globo fez as novelas Malhação, Cabocla, Alma Gêmea, Paraíso, Insensato Coração, sempre com destaque em suas atuações. Foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Troféu Raça Negra pela personagem Ritinha da novela Cabocla.  

No cinema está no lançamento do filme Detetive Madeinusa, de Rodrigo Van der Put, com produção da Formata (2021). Na telona também integrou o elenco do longa Alemão, de José Eduardo Belmonte, e foi indicada como melhor atriz coadjuvante na 11ª edição do Prêmio SESI-SP de Cinema. Já atuou em diversos curtas-metragens tendo sido premiada em festivais nacionais com os curtas Neguinho (melhor atriz coadjuvante) e Dias e Dias (Melhor atriz).  

No teatro vem participando dos saraus de poesia da Escola de Poesia Viva de Elisa Lucinda e Geovana Pires. Dessa parceria surgiu o convite para integrar o elenco do espetáculo Solano, Vento Forte Africano. Criou, junto com Marcelo Demarchi e Nando Rodrigues, a peça O Mundo dos Sentidos. Colaborou na oficina Jogos teatrais para o público infanto-juvenil, outra parceria com o professor e diretor artístico Marcelo Demarchi. Esteve em turnê pelo nordeste com o espetáculo Agora é Tempo, um musical infantil. O convite veio da amiga Giselle Tigre, com quem estabeleceu parceria de longa data, iniciada em Malhação. Está em dois coletivos de teatro e desenvolvendo uma performance solo.  

Desde 2015 trabalha em parceria com o produtor e empresário Marcus Montenegro.  


Formação

Bacharel em Dança pela UFRJ – 2016

Aulas de poesia dramatizada na Casa Poema com Elisa Lucinda e Geovana Pires – 2021

Curso livre de teatro: Casa da Gávea e CAL (Paulo Giardini, Suzana Saldanha e Fernando Bohrer) – 2006 e 2011

Curso livre de interpretação com Camila Amado 2002

Dublagem na Casa de Artes Andréia Avancini – 2006

Conservatório Brasileiro de Música (instrumentos: violino e práticas de coral) – 2000 a 2003

Intrépida Trupe (circo) 1999 a 2002